04
abr

14

Cadeirante na academia

Galera, muita gente tem me mandado mensagem (meninas e meninos) perguntando como eu faço pra treinar na academia. As perguntas são variadas. “Como você passa pros aparelhos?”, “A academia é adaptada?”, “Quais os exercícios que você faz?”.

Na verdade, talvez esse post seja esclarecedor pra muita gente, mas muitos também vão me odiar! rsrs  Isso porque muita gente me diz assim “Mas não tem academia adaptada perto da minha casa.”.

Olha só, pessoal. Academia adaptada não existe! O que existe é uma academia que permita que você entre (não tenha degraus, por exemplo) e que tenha um banheiro com a porta grande o suficiente pra gente entrar.  E olha que eu já vi gente sendo carregada nos dois ou três degraus de entrada, tudo pra poder ir malhar.

936573_609714165705940_1262672650_nOutra coisa que muitos me perguntam e que não existe são aparelhos adaptados pra cadeirante. O pessoal fala “ah, mas na academia aqui perto de casa não tem aparelho pra cadeirante.” Claro que não! Esses aparelhos não existem! Exceto aqueles aparelhos que imitam uma handbike, o resto é tudo aparelho normal, que qualquer pessoa pode usar! Mas e os aparelhos do Sarah? Eles são iguais a quaisquer outros, de qualquer academia. Mas lá há algumas adaptações, como as garrinhas, que podemos encontrar em academias “normais” também.

Então, o que podemos fazer?

cadeirantes-arturPrimeiro, você precisa querer ir! Precisa querer muito! Precisa sair do sofá, sentar na sua cadeira e ir até lá.  Depois, você precisa estar disposto a adaptar-se e procurar meios de adaptar os exercícios. Chegando lá, você precisa não ter vergonha de pedir ajuda, sorrir para o instrutor e dizer que você precisa dele.  Então, você e o educador físico encontrarão formas de transferir você pros aparelhos e de adaptar alguns exercícios para você e seu tipo de lesão. Aí, você vai estacionar a sua cadeira nos aparelhos, ou se transferir pros que tem banquinho, e fazer os exercícios!

Se você é tetra, e precisa das garrinhas, você pode comprar pela internet e levar com você, caso a academia não tenha. Você também pode levar uma faixa com velcro e pedir pro professor amarrar suas mãos nos aparelhos (assim não gasta dinheiro com as garrinhas).

Mas, pessoal, não adianta dar desculpas que a academia não é adaptada, porque você não vai encontrar nenhuma no mundo que seja feito sob medida para você e para o seu tipo de deficiência. Você precisa adaptar-se ao meio, ou seja, ao mundo. Sempre fazemos isso. Por que não fazer pra ir pra academia também?

core-360c2b0-para-cadeirantes-c3a9-um-treinamento-personalizado-visando-a-melhora-da-capacidade-funcional-do-indivc3adduoO que encontramos também são professores que não sabem o que fazer com a gente! Podem rir, mas é verdade! Eles olham pra gente, pra cadeira e não sabem por onde começar! Além dos exercícios que eu e alguns educadores físicos adaptamos, e dos convencionais, que eu já faço, estou pesquisando muito pra melhorar os meus treinos. E vou começar a dividir tudo com vocês. Não tenho celular top, nem câmera de alta resolução. Não esperem imagens de TV! Mas vai dar pra ver, eu prometo!

Agora, se você está com vergonha, porque está gordinho e não quer chegar sedentário na academia, ou se você não tem mesmo dinheiro para pagar uma mensalidade, ou ainda, se você mora em cidade pequena e não tem academia aí, calma! Seus problemas acabaram! Mentira!hahahaha  Mas eu prometo ajudar também, dividindo com vocês alguns exercícios que podem ser feitos em casa.

Antes de tudo, você precisa querer! Precisa parar de dar desculpas e encontrar justificativas pra ficar em casa. Pra ficar em casa é fácil. Tem dias que eu também quero ficar (tem dias que eu realmente fico, por estar cansada). Não pensem que eu sou um poço sem fundo de animação e que não tenho problemas, pois isso não é verdade! Mas,  se eu ficar só pensando besteira, eu vou pegar uma barra de chocolates por dia, sentar na frente da TV e ficar vendo filme o dia inteiro, ao invés de ir cuidar da minha saúde! Pense nos benefícios que você terá daqui um tempo e comece logo! Não deixe pra segunda-feira, pra semana que vem, pro mês que vem…Comece hoje!

 

comentários (14)

  • Daniela Barcelos

    Sábias palavras Dani! Admiro muito você!

    reply
  • Fábio Marcelo de Lima

    Concordo com a Dani. Força de vontade acima de tudo. Dá pra trabalhar todos os grupos musculares. É só ter um pouco de imaginação que você consegue achar um jeito de fazer os exercícios. Vejo duas dificuldades: estabilização do tronco e a pegada da mão nos tetras como eu. A pegada resolve com uma garra como a Dani falou. Para estabilizar o tronco é só você se apoiar em algo e, em alguns exercícios, fazer unilateralmente (sobra o outro braço para apoio). Existem alguns aparelhos adaptados (veja:http://www.academiahibrida.com.br/#!equipamentos-internos/c1hv0), mas não acredito que vamos encontrá-los tão cedo em uma academia.
    É isso. Bóra malhar…

    reply
    • daninobile

      É isso aí, Fabio! Bora treinar!

      reply
  • Marília Rodrigues

    Muito bom Dani! Todos para academia já. Marília.

    reply
    • Marília Rodrigues

      Siiim, existem aparelhos de musculação adaptados, onde o cadeirante não precisa se transferir para o mesmo, faz tudo no conforto da sua cadeira, temos eles na academia da UFRN, vou fazer um post sobre para vocês conferirem!

      reply
  • Ricardo

    Dani, parabéns. Já cruzei com vc algumas vezes na academia mas não conhecia a sua história!!!! Força, foco e determinação são o caminho correto, qqr que seja seu objetivo!!!

    reply
    • daninobile

      Obrigada Ricardo! Quando cruzar comigo, dá um oi!!rsrs

      reply
  • Anthonyo Levy

    pode fazer exercicio para alonga as costa em um cadeirante?

    reply
    • daninobile

      Anthonyo, vou gravar alguns vídeos pra isso! Obrigada pela ideia!

      reply
  • Ana paula Gonçalves da silva

    Adorei, pelas palavras ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Sou cadeirante perdi o equilibrio, depressão. É caro, quero muitoooooooooooooooooo já gostei de vcs………………..ONDE FICA, PREÇO MEU EMAIL apgds.37@hotmail.com, já tentei o suicidio choro muito preciso de lugar assim, me ajuda……………Ana paula G. 38 ANOS SOU DE STO AMARO OBRIGADO

    reply
  • miguel

    Dani
    parabéns e muito obrigado, me motivou muito suas palavras pois admiro vc admitir que nós sempre teremos desculpas ou vergonha pra ir a academia…
    Eu vou ! valeu…

    reply
    • dani Nobile

      Miguel, fico muito feliz que vc esteja motivado!!!!!

      reply

Responder