Dani Nobile

Crepioca – Por que e como

Nesse domingo, na academia (sim, fui treinar no domingo! Chega da moleza durante a Copa!rs), estava conversando com um amigo que me perguntou por que eu como crepioca e como fazer.

Então, resolvi postar algo sobre. Mesmo esse assunto sendo meio “velho”, ainda tem gente que nem ouviu falar da nossa nova amada! Lembrando que não sou nutricionista. Tudo o que está escrito aqui, eu li, pesquisei e testei na cozinha pra ver se ficava bom.

A crepioca é um crepe de tapioca. Essa, por sua vez,  prato típico do meu amado Nordeste brasileiro, é uma fonte de carboidrato, que não possui glúten, gorduras e tem baixos teores de sódio.  Assim como a tapioca, é fonte de vitamina B1, B6, B9, ferro e cálcio. É possível incrementar o prato com algumas fibras e também aumentar os valores proteicos dessa delícia. Com tantos benefícios, virou aliada de quem treina e se preocupa com alimentação balanceada.

Ela também tem sido muito usada pelos celíacos, bem como encarada como opção mais saudável ao pão francês. Vejam que interessante isso aqui que eu encontrei nas minhas pesquisas:

“A tapioca e o famoso pão francês são saborosos. Mas a tapioca é feita apenas de mandioca e água. E o pão francês leva sal em sua composição. Hipertensos devem atentar para o consumo de sódio e, assim, a tapioca torna-se a melhor opção. O pão tem açúcar e gordura hidrogenada em sua massa, o que é um perigo para quem faz dieta ou regime. Outro ingrediente presente no pão francês, e que não se encontra na tapioca é o glúten, encontrado na farinha de trigo. Alérgicos à substância (celíacos), podem consumir a tapioca sem medo. Por fim, uma tapioca fina possui em torno de 80 kcal e um pão francês tem 140 kcal.” (revista VivaSaúde)

 

A única chatice de quem não vive no Nordeste, é pagar caro pela goma de tapioca. Eu paguei 9 dilmas por um pacote de 500g na Mundo Verde, aqui perto de casa. Mas comprei 1kg da goma de tapioca por 5 realezas, tanto em Fortaleza como em Natal (no shopping!!)! Ou seja: mundo injusto (além de pagar barato lá, não passo frio, nem sinto dor. Pensando em mudar pro Nordeste em 3,2,1…rs)

Agora, como fazer? Mais simples que fazer aquela meleca de miojo! Bata com o garfo:

-1 ovo

-2 colheres da goma de tapioca

*Eu gosto de misturar um pouco de linhaça nisso. Em sementes ou farinha. Tanto faz.

Fim! Olha que difícil! Agora o passo a passo pra quem guarda sapatos no forno: Eu unto a frigideira com uma medida quase invisível de óleo de coco. Jogo tudo lá. Deixo dourar de um lado, depois viro.

Se seu recheio for salgado, coloque uma pitadinha de sal nessa massa, antes de levar ao fogo. Você pode rechear com peito de peru e queijo branco, queijo e tomate com manjericão, matar a vontade de pizza com presunto, queijo e orégano, ou frango desfiado com requeijão light. Pro recheio doce eu costumo usar pasta de amendoim. Às vezes também coloco banana. Nada de gordices, como doce de leite, brigadeiro, frango frito, esses trem tudo. Senão a função de comida saudável se perde.