Dani Nobile

Dia do LIXO, fazer ou não fazer?

Como é que é aquela música? “Alô, o final de semana chegou! Em casa é que eu não vou ficar. É sexta-feira, eu vou sair, vou farrear!” Isso, vai sair, comer, beber, enfiar o pé na jaca! “Aaaahhh, tia Dani, eu posso! É dia do lixo!” E aí? Será que vale a pena? Com a palavra, nutricionista Hugo Comparoto.

Muitas vezes fui questionado sobre esse tema, e a resposta quase sempre foi DEPENDE da sua rotina e dos seus objetivos.

Como hoje me aconteceu um fato inusitado, vamos explicar melhor.

Na minha opinião na grande maioria das vezes NÃO existe dia do lixo, vamos fazer uma comparação, você trabalha a semana toda para gastar todo o dinheiro que ganhou no final de semana? Acho que nao né? Então porque comer e treinar corretamente durante a semana e no final de semana “gastar” todo o esforço da semana?

Hoje fui treinar com o @atletavaldiramaral, treinamos intenso por 1 hora, costas, posterior de ombro e bíceps, durante o treino o Valdir me relatou que estava com muita dificuldade de consumir os alimentos prescritos na dieta, quem não sabe a dieta de um fisiculturista muitas vezes é monótona e maçante, não só a dieta mas toda a rotina de treino, descanso e pressão psicológica. O Valdir vem fazendo preparações para campeonatos desde Janeiro, isso significa que os únicos dias que ele comeu alimentos fora da sua dieta ocorreu umas 3 a 4 vezes, que foi lasanha no dia seguinte aos campeonatos, ou seja, ele esta mantendo a mesma rotina há 8 meses. Bem sacrificante, mas necessário para os resultados excelentes que vem obtendo, tanto que este ano foi o campeão Paulista overall.

Vendo que o atleta precisava de um estímulo diferente para a preparação do próximo campeonato, convidei ele para fazermos um pós treino diferente, fomos ao açaizeiro, onde pedi para misturar 1 açaí sem açúcar e 1 com açúcar e com coco ralado. Qual foi o raciocínio:

– Sair totalmente fora da rotina da dieta, com um alimento saborosíssimo e rico em antioxidantes.

– Lentificar a absorção do açúcar do açaí pela maior quantidade de gordura do coco

– A Mistura do açaís (sem açúcar e com açúcar) deixou-os mais saborosos e aproveitamos o momento pós treino, onde o organismo esta ávido por carboidratos, assim a maior quantidade de açúcar não se transforma em gordura e sim em reserva energética(glicogênio), que foi perdido no treino.

– Nas próximas 4 semanas o Valdir estará mais motivado a consumir os alimentos da dieta, já que teve um estímulo diferente, tanto metabolicamente, como psicologicamente.

Conclusão do DIA DO LIXO, para quem não é atleta mais busca uma qualidade de vida melhor, NÃO acho que um dia ou dois só comendo alimentos extremamente gordurosos e açucarados irá auxiliar, mas sim só atrapalhar. Por isso que não gosto do dia de lixo, entendido por muitas pessoas como um dia de grandes exageros em sorvetes, tortas, doces, massa, pizza, fast food, refrigerante, o verdadeiro CHUTE NO BALDE ou PÉ NA JACA. Depois dessa extravagância como nos sentimos? Inchados, sonolentos, gordinhos, desanimados e desmotivados a voltar a rotina alimentar e a prática de atividade física. Vale a pena?

Mas fazer uma a duas refeições diferentes e com quantidades controladas, podem ser bem vindas, para promover um conforto psicológico como no caso do Valdir. A dieta de quem não é atleta não precisa de monotonia e pode ser muito prazerosa, utilizando vários truques culinários para isso, porém chega um dia que a gente quer comer alimentos diferentes e precisamos encontrar estratégias para isso não comprometer nosso equilíbrio metabólico, como essa do consumo do açúcar junto a um alimento fonte de gordura e/ou logo após o treino.

Lembre-se a dieta significa estilo/modo de vida, seguimos e melhoramos nossa rotina alimentar visando uma melhor qualidade de vida e muitas vezes melhora em nossa performance esportiva, portanto, não há privações mas a sim busca por qualidade de vida e resultados no treino e/ou estéticos.

Mas falamos sério, após um final de semana ingerindo alimentos de ótima qualidade e em uma a duas refeições comermos por exemplo um filé a parmegiana, uma pizza de massa integral, um sanduiche(sem ser fast food), o próprio açaí, em quantidades controladas, isso fará tanta diferença? Creio que para quem busca a mudança para o resto da vida, NÃO! Aliás auxiliará a pessoa manter a rotina alimentar, sem as privações que somente levam muitas vezes a grandes compulsões e desânimo.

TUDO em nossa vida é questão de escolha, equilíbrio e o velho BOM SENSO.

Ótimo final de semana a todos!

 

Hugo Comparotto

Formado em Nutrição e Metabolismo pela FMRP – USP. Especialista em Obesidade e Emagrecimento e Capacitado em Nutrição e Suplementação esportiva, Nutrição Avançada pela IFBB. Consultor científico e desenvolvimento de novos produtos na ADS/Atlhetica Nutrition e Santa Helena.