Dani Nobile

Dicas infalíveis para a arte de sorrir

Sorrir, segundo o dicionário Aurélio, quer dizer Rir sem ruído, apenas com um ligeiro movimento dos lábios e da face

Rir, por sua vez, tem a seguinte definição: Contrair os músculos faciais em conseqüência de uma impressão de alegria

Gargalhar significa Rir ruidosamente (com ruído)

Tem dias que a gente acorda e, numa escala de 0 a 10, sorrir ta no nível 11 de dificuldade. Rir, tá no nível impossível e gargalhar no nível master blaster ultra hard e “esquece que não vai rolar de jeito nenhum”.

É, tem dia que é osso! É filho, é marido, é chefe, é o colega de trabalho que não fez a parte dele, é o cliente que não fechou. É a conta pra pagar, o aluguel, o e-mail de cobrança, a fatura do cartão de crédito. É o telefone tocando sem parar. A TPM explodindo. A dieta. A calça que não quer fechar. O sapato fez bolha no pé. Você já quebrou um salto? Eu já! É o bebê do vizinho chorando quando você precisa dormir. É o voo atrasado, o arroz queimado, o pneu do carro furado. A empregada faltou e a sogra vem jantar hoje à noite. É uma lista que não acaba mais. E quando tem doença na família, piorou!

São muitas coisas que tiram nosso sono, nosso sossego e nossa alegria. E sem alegria, sorrir fica complicado. Juro que sei como é! Agora mesmo, enquanto eu estou escrevendo, parei por 1 hora pra respirar. Estava toda inspirada, aí meu e-mail pipocou, já deu aquela queimação no estômago! Fiz a ligação que precisava fazer, o trem já ardeu, já perdi o ar, já fiquei irritada, já dei aquela choradinha, porque sou mulherzinha e estou de TPM! Ai meu Deus!

Nessas horas, o que fazer? Não sou a pessoa mais perfeita pra dar conselho nesse sentido. Mas o que eu aprendi depois do acidente é que não podemos deixar essas coisas tomarem conta da nossa vida. Ficar nervoso, ok. Chorar, ok. Gritar, ok. Perder uns dias de sono ou ficar uns dias chateado é super normal. Estranho seria se fossemos impassíveis a tudo e qualquer coisa. Só que tudo tem um limite! Se você deixar, essas coisas irão te levar pro fundo do poço (que pode não ter fundo). Tristeza e (pior) depressão não vão te levar a lugar nenhum! Pelo contrário! Você ficará na cama vendo a vida passar, perdendo ótimas oportunidades de VIVER!!!

Chega de falar! Bóra pras dicas:

1 – Coloque uma música bem animada e bem alta!

Nada de música melancólica. Escolha algo bem animado. Pode ser a Beyonce, pode ser ACDC, pode ser até Vivaldi, contanto que seja animado!

 

2. Já que colocou a música, DANCE! Dance loucamente, como se ninguém estivesse olhando!

No começo pode ser difícil, você vai se sentir ridículo. Mas e daí? O importante é a sensação de liberdade! Vale até fazer a guitarra imaginária (quem nunca?)

3. Veja um vídeo de stand up comedy

Eu não sei vocês, mas eu não consigo parar de rir quando assisto algum. Já deixo alguns separados, pros momentos de “socorro, meu deus”.

4. (dica preferida) VÁ FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA!!!!!!!!

Simplesmente infalível!! Eu sei que tem dias que é difícil sair de casa, da cama, do sofá, de dentro do seu problema. Quinta-feira eu estava assim! Juro pra vocês. Aí fui arrastada pra academia. Não há problema no mundo que não seja melhorado, minimizado, ou até esquecido, pela endorfina!! Não tem pra ninguém! Prefira atividades ao ar livre, num parque bem bonito. Mas se for perigoso onde você mora, vá pra academia. Lá tem gente pra conversar. Já fui chorando e voltei outra pessoa. Saia para caminhar, andar de bike, passear com o cachorro…e se tiver pernas que funcionem: Vá Correr!!

5. Vá olhar uma criança brincar

Eles fazem coisas muito engraças. Não dá pra não rir. E se não der pra ir ver, entra no Facebook dos seus amigos que tem criança em casa. Com certeza vai ter um vídeo ou foto engraçados, alguém que rabiscou a parede… Já viu aquele vídeo dos meninos que espalharam farinha pela casa toda? E o do pai e filha cantando música de desenho? Fuça aí! É tiro e queda!!

6. Vá ver um filme de Comédia

Eu morro de rir com As Branquelas. E você?

7. Ligue ou chame um (a) amigo (a) no whatsapp

Um beijo pra quem inventou o whatsapp! Ontem eu ria tanto que fiquei preocupada em acordar o prédio! Mas nada de “ai amiga, to tão mal”. Essa conversa pode te ajudar a descobrir quem realmente se importa com você, mas não vai te fazer rir. Faça outra abordagem. Pergunte como foi o dia. Conte alguma coisa. Vale até pedir receita. Jajá você pode estar dando altas risadas. Ou pelo menos se distrai. Ou pelo menos seu amigo vai compartilhar um problema, você vai ver que não é só você que tem, ou que o seu é menor do que você imaginava.

8. Foque em coisas boas

Nosso dia não é 100% ruim. Hoje eu tive duas notícias que me embrulharam o estômago (já falei isso?), mas no meio do tornado, recebi uma ligação de 2 minutos. Uma pessoa que fez uma coisa boa pra mim sem me conhecer pessoalmente. A hora que a meleca do tornado tava ganhando velocidade, lembrei da ligação e de como aquele senhor me fez sentir com seu ato. A força do vento do tornado diminuiu.

9. Por mais idiota que a coisa pareça, ria pra ela. E da sua idiotice!!

O simples fato de o computador apitar “bateria fraca”, eu olhar pro lado e ver que o carregador estava ao alcance das mãos, já me fez pensar “oba, oba, oba, oi carregador, que bom te ver aqui”. E eu ri da minha idiotice. Se vocês soubessem cada piada idiota que eu solto sem pensar! O pior são aquelas que eu penso e tenho até vergonha de soltar! Mas essas me fazem rir muito, tipo “de onde eu tirei isso?”. Caiu da cadeira de rodas? Ria! Tropeçou? Ria! Deixou tudo cair no chão? Ria! Deixou as tarefas dos seus alunos se espalharem pelo chão da sala de aula (eu era mestre em fazer isso)? Ria! Seu filho derrubou o pote de cereal na mesa? Ria primeiro e limpe depois! Bateu a cabeça pra sair do carro? Ria primeiro e coloque gelo no galo depois!

10. Pense em algo que você goste de fazer e faça!

Eu virei adepta do “faça hoje, você não sabe o que vai acontecer amanhã” . Só não vale estourar o limite do cartão de créditos comprando sapatos! Faça uma massagem, vá fazer as unhas, leve sua mulher pra jantar, mude o cabelo, compre um quadro novo pra sua casa, tente falar um novo idioma, programe uma viagem pro final de semana, visite seus avós…sei lá, pense em algo que te dê prazer e faça! Por menor que pareça ser, coisas simples  nos fazem sorrir muito.

11. Relembre bons momentos

Eu sou a rainha de ver foto antiga, de ler posts no face da época do meu acidente, de lembrar das visitas dos amigos, das mensagens, das visitas da família, de ver as coisas que eu estava conseguindo fazer nesse ou naquele dia. Por mais que me dê aqueeela saudade sem fim, eu vejo fotos das corridas, das bagunças com a turma, lembro que naquele dia eu suei, cansei, ri, sofri com o sol, ou sei la…Procure fotos dos seus filhos pequenos, fotos de 10 anos atrás. Esse tipo de memória boa faz um bem danado pra gente!

12. Coloque um sorriso no rosto de outra pessoa

Pode ser até alguém desconhecido. Uma velhinha na rua, uma criança, o segurança do shopping, qualquer pessoa. Um sorriso e um bom dia geralmente vem com um sorriso em retorno. E se você quer colocar o sorriso no rosto de alguém que você goste, ligue pra um amigo de surpresa, leve chocolates pra sua avó, compre flores pra sua mulher, escreva um cartão pro seu filho elogiando-o por alguma coisa legal, faça a lição de casa com sua filha, desenhe com ela no chão da sala…Faça algo de coração, que o sorriso surgirá nos lábios de alguém e nos seus.

Gente, tem dias que é difícil, mas faça um esforço!! Sorrir ajuda a melhorar qualquer situação! Não sei se ajudei muito, mas espero pelo menos ter colocado um sorriso no rosto de quem me leu hoje! Um beijo!

“O sorriso é a manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que o coração procura… E os olhos dizem o que a boca não consegue exprimir… “