Dani Nobile

Motivação – tirar de onde?

Verdade seja dita: tem dia que é foda! (sim, eu falo palavrão. E não tem outra palavra melhor pra colocar aqui!)

Tem épocas da vida que fica extremamente difícil, senão semi-impossível manter o foco. Treinar cansa. E tem dias que pesar a comida e se entupir de salada também cansa.

Eu to passando por uma fase dessas. Troquei a pípula há 2 meses. E destroquei semana passada, porque meu corpo não acostumou aos novos hormônios. Inchei. Comi igual uma porca véia. Engordei. To lenta e cansada.. Os braços não respondem. Eu olho pra handbike, ela pisca pra mim. Eu me finjo de morta. E quando sento lá, o treino não rende.

Quem nunca? É a TPM. Os filhos. Namorado/marido. Ou a falta de um deles. Problemas no trabalho. Contas pra pagar. O carro que quebrou. Pneu furou. A lista não tem fim. E tem dias que a gente se sente mais gordinha, ou o cabelo acordou daquele jeito. Sofrer por um ou dois dias é normal! Mas deixar que os dias se arrastem e a situação permaneça, acaba transformando isso numa bola de neve. Aí a gente larga mão de tudo e o trem parece que não vai mais fazer a volta pra te pegar na plataforma e te levar de volta pra sua vida. E aí? O que fazer? Manter-se motivada! Mas como?

Esses dias me perguntaram como eu me mantenho motivada. Não vou mentir pra vocês! Eu simplesmente olho pra minha barriga cheia de banha e falo pra ela: “Sai daquiiiii” ou  “Vai gordinha, vai queimar essa pança”.  hahahahaha

Sério, eu também tenho preguiça. Mas treinar já está tão incorporado à minha rotina, à minha vida, ao meu “eu”, que simplesmente não aceito o fato de não treinar. Eu brigo comigo mesma, de verdade!
Hoje li uma coisa que é muito verdade: a cabeça manda muito! E que o digam os maratonistas e ultras! Escreva o que você quer, pendure o papel num lugar visível e leia várias vezes por dia.
Só isso? Não! Ontem à noite eu fiquei pensando numa lista de coisas  (devia ter acendido a luz e escrito na hora).
Inspire-se em alguém
Não é pra ter inveja, gente! Isso não leva a nada de bom. Não é o “quero aquela vida, quero aquele corpo. #*#*#*  Como ela consegue?”  NÃO!
É o fato de escolher alguém que fez mudanças na vida ou não se deixou abater por algo e pensar “Poxa, se ela consegue, eu também vou conseguir! Vamos lá!”
Eu tenho as minhas inspirações, pessoas com problemas bem maiores que os meus (amigas com, ou que venceram o câncer). E as vejo lutando alegremente durante o processo. Poxa! Quer força maior que isso?
Se a grama do vizinho ta mais verde que a sua, não tente jogar pesticida nele! Compre um regador e regue a sua também!!
Inspire-se… em si mesmo
Sabe aquelas fotos “antes e depois”?  Olhe sempre as suas caso pense em jacar dias seguidos ou em parar de treinar.
Ou pense em sua vida há 1 ou 5 anos atrás. Pense nas mudanças positivas que você fez e nos resultados que conseguiu. Ta a fim de voltar atrás?
Eu fiz uma pasta no computador, com os vídeos das minhas melhoras. Tem desde a primeira vez que fiquei em pé na barra paralela, com órteses, no Sarah, até os vídeos da academia e meus treinos de marcha da semana passada. Também olho todos os tombos que eu levei e as cicatrizes no joelho e tornozelo. E penso: “Essa cicatriz não ta aqui pra nada, pra eu parar.”
 
Ouça música
Sim, eu sempre coloco músicas animadas e com o volume bem alto quando estou pra baixo. A música tem um poder incrível! Pode ser Chopin ou funk. Escolha o que você gosta.
E já que colocou a música, cante, berre a plenos pulmões! E dance!
 Coloque pra fora o que te aflige
Pode ser com sua avó (eu faço isso), sua amiga, seu amigo, sua esposa, seu namorado, ou escrevendo. Não guarde pra você.
Seja compreensivo consigo mesmo
Ninguém é feliz 100% do tempo. Não tem problema nenhum você ficar triste ou pular um dia de treino. Amanhã você retoma a rotina.
Permita-se!
Se você ta a fim de dormir hoje, durma! Se ta a fim de comer um bolo de chocolate com recheio de Nutella, coma! Se ta a fim de ficar lendo ao invés de ir correr no parque, leia! Mas só hoje.  Não faça disso um hábito. Seus hábitos devem permanecer saudáveis. Desvie o percurso, mas volte pra estrada!
Sorria!
O sorriso tem um  poder incrível sobre você e seu cérebro. Se você está sozinho em casa, saia. Você não vai poder ficar emburrado na rua. Se não dá pra sair, coloque uns vídeos engraçados pra assistir, ligue pra alguém que sempre te faz rir. Mas o simples fato de desemburrar a carranca vai melhorar o seu dia.
 
Movimente-se!
Quanto mais parado você ficar, mais parado você vai querer estar. Mexa-se! Obrigue-se a fazer isso. No início vai doer, vai ser um saco. Mas depois, a sensação de bem estar vai tomar conta de você (Santa Endorfina). Depois de uns dias nessa rotina, o corpo vai pedir, implorar uma endorfininha.
Continue tentando
Li um negócio tão legal esses dias “Continue voltando que funciona”. Persista! Um dia, dois dias, uma semana, três semanas, dois meses… vira hábito e vai funcionar.
 
 Não fracasse consigo mesmo.
Arranje uma vida da qual você não precise fugir! Mas só você pode fazer isso. Ninguém mais pode!
Quando me perguntam como eu continuo, sem parar, apesar dos percalços, eu digo uma coisa bem simples: “Se eu não fizer por mim, ninguém vai fazer.”
Posso ter uma carona pra ir pra academia. Mas se eu chegar la e não treinar, ninguém vai treinar por mim.
Posso querer uma medalha com a handbike. Mas se eu não sentar lá e pedalar, ninguém vai pedalar por mim.
Posso conseguir encontrar um bom fisioterapeuta, mas se eu não me esforçar e não fizer os exercícios, eu não vou conseguir realizar meu grande sonho de andar de novo.
Depende de mim! De mais ninguém!
Sua vida e suas mudanças dependem de você! De mais ninguém! Não espere ninguém pra ser feliz!