Dani Nobile

15 dias Bicho e Planta

Eu já acompanhei minha nutri Lara Nesteruk, fazendo 20 dias e 30 dias bicho e planta. Mas eu estava em outro momento da dieta e da vida, então eu nunca fiz!

Pra quem tava lá coladinho no meu insta ou no face, viu que fui pros EUA buscar a handbike (Campanha #VemComADan. Logo tem post sobre as recompensas pra quem me ajudou) e a cadeira novas e participar do Panamericano de Paratriathlon. Resultado? Voltei uma bolota!

Assim, como a dieta prescrita anteriormente era preparação pra prova, falei com a Lara e resolvi aderir ao Bicho e Planta também, pra dar aquele choque no corpinho que se entupiu de porcaria. Depois que postei nas redes, falando que iria fazer e convidando o povo, recebi tantas mensagens com dúvidas, que resolvi fazer um post aqui blog sobre o Desafio 15 dias Bicho e Planta! Ta começando hoje, então bóra se informar e, pra quem ainda não se preparou, correr pro supermercado!

Tudo que eu vou escrever aqui está lá no instagram da Lara (@laranesteruk). Não é nada da minha cabeça! Vou pegar as fotos e os textos que ela postou e reunir aqui! Ainda tem dúvidas? Corre lá! Sem preguiça de ler! Vamos?

O que entra no desafio?

 

ENTENDA QUE ISSO NÃO É UMA DIETA! 👉🏻 Comer comida é um estilo de vida. E o fato de abrir exceções não te tira do seu “estilo de vida”! Se um estudante tira férias, ele não deixa de ser um estudante. Se um engenheiro não exerce, ele não deixa de ser um engenheiro. Se você passa uma semana difícil e isso resulta em “bagunça” na sua alimentação, isso não quer dizer que você “jacou sua dieta”! Comer comida de verdade não tem data para acabar! O fato de terminar uma brincadeira que fizemos juntos, para motivar, de maneira nenhuma significa não saber o que fazer depois disso! Muito pelo contrário! Nestes 30 dias, o que mais ouvi foi um ganho com autoconhecimento! “Lara, percebi que eu pesava muito a mão em queijos”, “percebi que não consigo passar 10 dias comendo limpo”, “percebi que tenho uma relação problemática com a comida”… Tudo isso só pode ser descoberto e tratado, se você encarar a alimentação saudável como algo que é parte de você não importa quando ou onde! 😉 Então entenda que comer alimentos naturais não é uma dieta! É o seu natural, aquilo para o que você foi feito! E você não precisa nem de mim e nem de nenhuma nutricionista para exercer isso! Apenas deixe que seu corpo diga quando e quanto, e na ocasião, faça as melhores escolhas para ele! 😊👍🏻

Vegetais devem ser a base da alimentação! Devem constituir 70% de todas as suas refeições! Devem ser variados e encontre um jeito de fazê-los divinamente! – Não há restrição alguma quanto aos vegetais, se você treina mais ou está em ganho de massa magra, capriche nas raízes (batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, etc…), se está em emagrecimento, pode pegar mais leve nelas (quantidades são INDIVIDUAIS)! Quanto a frutas (que também são “planta”): lembre-se de que frutas são as GULOSEIMAS DA NATUREZA, então nem de longe devem ser consumidas em excesso ou em forma de suco (salvo um limãozinho espremido na água, ou uns moranguinhos batidos sem coar). Se você está em emagrecimento, prefira as frutas com menor teor de carboidratos, como: coco, abacate, morango, cacau puro, limão, kiwi, maracujá e frutas vermelhas. Caso não esteja neste objetivo, consuma a que preferir, mas em ambos os casos deve haver bom senso na quantidade! 👉🏻 Por “planta” também entende-se todos os temperos e especiarias naturais! Abuse deles! Cúrcuma, cardamomo, canela, pimenta, orégano, manjerona, etc… Chás e café também são “planta”, use! Mas não adoce! Use estes 15 dias para treinar seu paladar a gostar das coisas com o gosto que elas tem!

Baseie sua alimentação em VEGETAIS! Já falamos muitas vezes sobre isso, mas a importância é tamanha, que vale colocar entre as dez principais dicas! É dos vegetais que vêm a variedade necessária de vitaminas, minerais e fibras, que você precisa! É deles também o maior aporte de carboidratos (principalmente das raízes)! 🍠🍓🍊🍐🍌 Para a galerinha que reclama do intestino preguiçoso é de suma importância observar se há vegetais em TODAS as refeições! Quanto mais crus, melhor! Mas faze-los cozidos, assados, salteados, etc.. pode ajudar quem não é muito chegado na coisa, a apreciar! Ache jeitos atrativos de preparar legumes, deixe-os interessantes e consuma TODOS os dias!

O QUE COMEREMOS REFERENTE A “BICHO”! 🐮🐷🐔🐣🐙 Bom, gente, quando digo “bicho” estou me referindo à carnes! Quando estamos em uma alimentação natural NÃO HÁ NENHUMA RESTRIÇÃO quanto ao tipo ou corte da carne, esteja você em emagrecimento, ganho de peso, esteatose, hipercolesterolemia, diabetes, hipertensão, gravidez, amamentação ou qualquer outra! Não há nenhum tipo de carne que você não possa, não há necessidade alguma de evitar a gordura NATURAL das carnes e cortes, caso te apeteçam! Lembre-se: a gordura NATURAL dos alimentos não é “perigosa”, nem prejudicial, não aumenta o colesterol (tem uma pancada de evidências científicas disso aqui, basta olhar nos anteriores) e não engorda! O que causa TODOS estes problemas é o consumo excessivo de carboidratos, principalmente industrializados e refinados! Em “bichos e plantas”, o “bicho” pode ser: carne de vaca, frango, peixe, javalí, carneiro, cordeiro, frutos do mar, rã, peru, pato e OVOS! Sim! Principalmente para os vegetarianos que entrarão com a gente! “E quantos ovos posso comer por dia?” – a resposta é a mesma para as carnes: quantos precisar! Basta que coma APENAS quando tiver fome e APENAS até à saciedade, e assim, seu organismo norteará a quantidade!

Vamos falar das miudezas? Então está entendido que nestes#15DiasBichoEPlanta basearemos a alimentação em carnes (TODAS) e vegetais (TODOS), simples assim! Mas vale lembrar outras coisas que podem ser usadas : 👉🏻 Oleaginosas (todas! E suas farinhas também, mas se você está em emagrecimento, confira com seu nutri as quantidades) 👉🏻 Azeite de oliva, banha de porco, manteiga, óleo de coco (para cozinhar e temperar) 👉🏻 Água, café e todos os chás 👉🏻 Temperos e especiarias (desde que naturais, TODOS) 👉🏻 Kefir (de água, de leite e de uva) 👉🏻 Linhaça e chia (para quem faz questão, na minha alimentação nunca uso!) 🐣🍒 Do resto, muito simples, quando surgir a dúvida, se pergunte: é planta? É bicho? Se for, está dentro! 😊

Vale reforçar que são apenas 15 dias, e que limpar a dieta assim pode te ajudar demais a entender sobre sua própria alimentação e seu corpo! Obedeça fome e saciedade e jamais coma por obrigação (a menos que esteja em ganho de massa magra)! Quantidades são INDIVIDUAIS, de tudo! Não adianta me perguntar quanto você pode, isso deve ser conversado com o nutricionista que te acompanha, ok?

Em primeiro lugar, entendam que “poder”, vocês podem TUDO! Podem comer o que quiserem, quando e quanto quiserem! 😊 Mas a proposta do #15DiasBichoEPlanta é outra! É passar 15 dias praticamente sem nenhum industrializado (salvo o café, o azeite, a manteiga, o óleo de coco… Que são coisas naturais que poderiam ser feitas em casa, mas por facilidade, compramos prontas) habituando seu organismo a comida natural! Daí vem a dúvida “Por que pode manteiga e kefir de leite, mas não pode queijo?” 👉🏻 Entenda, o kefir não é industrializado, e o leite (industrializado) que você coloca nele, fermenta! Ele passa a ser um probiótico! Um importantíssimo probiótico, que vai cuidar diretamente da sua flora intestinal (tenho posts sobre kefir, basta procurar nos anteriores), ou seja, é um alimento com uma função específica! Já a manteiga, apesar de industrializada (para quem mora longe de algum produtor), será usada em pequena quantidade, ninguém vai usar mais do que 1 ou 2 colheres no dia para auxiliar o cozimento! Estes dois têm praticamente 0g de carboidratos, ou seja, sem elevar glicemia, não atrapalharão quem está trabalhando para emagrecer! Agora, se na lista eu tivesse colocado “queijo”, quem está no desafio, facilmente comeria NO MÍNIMO 50g de queijo ao dia, ALÉM da manteiga, mais os outros alimentos todos, ou seja, perderia a característica de comida natural low carb, já que o queijo não foi feito em casa e nem na fazenda (já não é mais “tão natural” assim) e tem sim uma quantidade de carboidratos a ser levada em conta (menos no caso dos amarelos gordurosos) que quando somada a das raízes, castanhas e frutas, pode aumentar a oferta diária de carboidratos da alimentação. Sempre que chega alguém no consultório dizendo “faço low carb e não emagreço”, é batata: está exagerando nos queijos! Além disso, há também a questão de experimentar o corpo sem a administração diária de lácteos por um período, só quem já fez sabe o quanto isso é benéfico! Para resumir, a coisa é: não entra POR UMA RAZÃO, mas você escolhe fazer isso se quiser! Não tem “certo” e “errado”, trata-se apenas de 15 dias numa visão diferente! São só 15dias!

Tudo pronto por aí?! Fez a feira? Passou no açougue? Abasteceu a cesta de ovos? Está com as oleaginosas na mão? Então está fácil!!! 😊  começa o#15DiasBichoEPlanta!!! O que significa que por 15 dias, basearemos nossa alimentação em vegetais (legumes, verduras e frutas) e carnes (todas! E ovos)! Alguns últimos detalhes : 👉🏻 Lembre-se de respeitar seu corpo! Coma APENAS quando tiver fome e SÓ até a saciedade! Use este tempo para resgatar essas sensações! 👉🏻 Coma o mais natural possível! Lembre-se de que a ideia é ser simples e fácil! 👉🏻 Use a tag #15DiasBichoEPlanta! Assim posso acompanhar vocês e repostar boas ideias também! 👉🏻 Separe um dia para uma pequena exceção! 👉🏻 Acompanhe os posts! Estarei esclarecendo dúvidas! 👉🏻 Acompanhe o Snap (laranesteruk), é muito mais provável que eu tire dúvidas por lá, ao longo do dia! 👉🏻 Tire fotos comparativas e tire suas medidas! A balança não importa, já as medidas e a imagem, sim!!! 👉🏻 Seja leve e simples! Estes próximos 15 dias devem ser uma experiência de autoconhecimento e conexão consigo! Uma volta às origens! E tem tudo para ser incrível!!!

Café da manhã

Muita gente me mandou mensagem, perguntando se tem que comer só ovo mexido no café da manhã. Não, né gente!!! hahahaha  Nem eu que amo ovo vou aguentar! Então, depois de toda a explicação da Lara, vou  repostar as dicas de café da manhã da Lilian Sá. Lá no instagram dela também tem várias receitas que vc pode usar nesses 15 dias, porque comer alface, cenoura ralada e frango grelhado todo dia, ningém merece!!

A ideia é manter a simplicidade e aproveitar o real sabor dos alimentos.
.
Carne gostosa, salada diva, vegetais assados, maminha viciante, picanha da Lili…tanta coisa que já tem postado aqui! Coma limpo e estará lindo!
.
Na foto, dicas do café da manhã…vá sem medo!
.
Cappuccino de leite de coco! Leite de coco, café, 100% cacau, canela…claro que pode!
.
Ovos mexidos com espinafre! .
Ovos mexidos com carne seca.
.
Omelete (sem queijo!)
.
Cogumelos na manteiga com cebolinha e alho!
.
Panquequinha com coco ralado, ovos e canela.
.
Pãozinho de amêndoas, coco e linhaça.
.
Abacate com leite de coco.
.
Panini de ovo batido com 1 colher de água, 1 colher de farinha de oleaginosas e recheado com cogumelos, bacon artesanal, carne de sol, carne moída.
.
Kefir batido com frutas, Kefir com abacate picado, com geleia da damasco.
.
Ovos de gema mole, ovos pochè!

Gente! Opções estão aí! Muitas!
Pense comigo…não tem desculpa! Vamos! Vamos!!!!!!
.