Dani Nobile

Pernas de aluguel

Gente, primeiro vou pedir desculpas  por ter sumido do blog uma semana! Quem me conhece sabe que sou a pata tecnológica. E fiz o favor de cagar meu notebook de novo, não sei como! A assistência remota deu falência dos órgãos, mas meu cumpadre Bruno providenciou “a volta dos que não foram”  e salvou meu note, o blog, as fotos de corrida, os vídeos das minhas melhoras e tudo mais! ufa!!

Desde que fiz o blog, eu prometi uma sessão pra falar de outras pessoas, especialmente mas não necessariamente cadeirantes, e suas mudanças na vida, em busca de um estilo de vida saudável. Porque ninguém merece eu só falar de mim, de mim, de mim…Primeiro a coluna não tinha nome. Porque eu queria “Gente como a gente”, mas descobri que no blog da minha amiga Debs tem uma com esse nome também. Inclusive eu já apareci la! 🙂   Depois, eu pedi pra um monte de gente escrever algo pra eu postar. E as respostas eram sempre as mesmas: “deixa eu emagrecer mais um pouco”, “to trocando de nutricionista”, ‘”to mudando meu treino”…e a coluna ficou lá vazia, esperando uma inauguração!

E hoje, com muita alegria, inauguro a coluna Gente Saudável com o projeto Pernas de Aluguel!

No dia da Golden Four SP, láááá em agosto, acabou a prova, eu passei pra minha cadeira de uso pessoal e fiquei lá, confraternizando com os amigos. Aí, um moço não parava de me olhar. Olhava pra mim, pra cadeira, pra cadeira e pra mim. Tinha um ponto de interrogação bem no meio da cara dele.  Dei oi e a pergunta dele foi “Você correu com essa cadeira?”. Conversamos e naquele dia que conheci um cara super especial chamado Eduardo Godoy.

O Edu é corredor há dois anos e meio e há 12 é voluntário na Associação Beneficente Comunidade Rainha da Paz, em Santana de Parnaíba, que cuida de crianças com deficiências físicas e mentais.  Inspirado pela história  de Dick e Rick Hoyt. (Postei um vídeo com a história deles aqui http://daninobile.wordpress.com/2014/03/19/historia-inspiradora/ ) o Edu decidiu dar a sensação de correr às crianças atendidas pela Associação e criou o grupo Pernas de Aluguel.

Do sonho pra realidade, o Edu demorou pra conseguir colocar a ideia em prática. Eu apresentei ele pra Fer (que tem muito mais experiência em corridas com triciclo do que eu) e falamos pra ele sobre a empresa que fez a minha hand e que faz os triciclos. A Fer os colocou em contato e também apresentou o Edu pra um grupo de amigos nossos, o Klabhia, que correm com seus filhos.

A primeira cadeira que o Pernas de Aluguel conseguiu, foi feita nas medidas da maior criança da Associação, para que pudesse ser adaptada e diminuída para atender outras crianças. Doaçoes de acessórios, como capacetes e itens de segurança foram conseguidos. E toda a equipe de profissionais do Rainha de Paz se reuniu para escolher quem seria o primeiro atleta a participar. O escolhido foi Wesley, de 23 anos. A corrida foi  a meia maratona do Circuito Athenas, dia 2 de novembro.

E eu, através do Edu, consegui conversar com o Wesley e a irmã dele, que estava junto na corrida, pra saber o que eles sentiram e qual a importância da corrida e do esporte pra eles. As respostas do Wesley da Silva Santos, que foram dadas através de gestos, foram transcritas pela irmã Cristina Cavalcante Lima dos Santos


1) O que vc sentiu com a corrida?

Wesley, com gesto coloca a mão no peito’coração’ e depois abre os braços, com sorriso Largo …fala “gosto muito”. 

E fica agitado pra mostrar a medalha, quando faço a pergunta!
Convivemos com ele, essa reação de colocar a mão no coração é que amou.

2) vc gostou?

gosto muito

3) a corrida foi importante pra você?

Muitoooo barulho e faz sinal com o polegar de jóia!

Agora  perguntas pra Cris, a irmã corredora.

1) o que vc sentiu com o evento?

Senti muita emoção, foi possível realizar o sonho dele. Foi um bombardeio de troca de amor fraterno entre todos. Uma experiência única, naquele momento ser uma colaboradora, emprestando as pernas para o meu irmão se sentir como todos. Foi emocionante. Não encontrei nenhuma palavra que expresse o bem que senti! Foi como receber uma benção muitoooo grande! E não quero deixar nunca mais de ser Perna de Aluguel kkkkkk Quero que outras pessoas, como meu irmão, sintam a felicidade que ele vivenciou.

2) Qual foi a importância da corrida pra você, com relaçao ao seu irmao?

 Eu vi meu IRMÃO muitoooo feliz por fazer parte do evento, nenhum momento vi sentimento de inferioridade.  Vejo isto de grande importância pra auto estima dele , a maneira como ele se vê! E é mais uma ferramenta pra usar na motivação do seu tratamento contínuo.

3) Você acha que foi importante pro Wesley? 
S.im Ele virou o assunto na família, amigos, vizinho.Ele quer mostrar a medalha, o vídeo pra todo mundo. Como já mencionei, fez muito bem pra sua auto estima!
Ele fortaleceu vínculo com as pessoas envolvidas ;pede pra eu repetir os nomes dos amigos que passam no vídeo.
Ele é muitoooo amoroso e ficou mais. ..
Quando ele conheceu um amigo que se chama Daniel cadeirante, ele se identificou, como “olha,  ele é o que mais parece comigo!”.
Conversei também com o Terapeuta Ocupacional Daniele Poppsts Swerts
, profissional do Rainha da Paz que acompanha o Wesley de pertinho. Como ela viu a corrida, com relação ao Wesley?
Quem conhece o Wesley sabe que o seu sorriso expressa ALEGRIA CONTAGIANTE. A corrida  foi ferramenta de expressăo dessa alegria e estreitou relações, como a dos irmăos, que também participaram direta e indiretamente do evento.
A dimensão  e impacto de um evento como esse para um adolescente cadeirante , faz com que ele possa perceber que a cadeira de rodas não é o limite e que podemos sim proporcionar igualdade minimizando as impossibilidades e maximizando as posibilidades. Que muitas outras corridas venham!!!

Na corrida, o grupo permaneceu unido, pois o esforço de correr empurrando uma cadeira é muito maior, e os corredores fazem sistema de revezamento. Segundo Edu, o apoio de outros corredores e de quem estava assistindo, foi fundamental. “As pessoas passavam acenando, aplaudindo, comemorando. E com isso, o Wesley se sentia ainda mais feliz. No fim da prova, ver o rosto e as reações dele foi algo impagável.

O Pernas de Aluguel fez um video emocionante, inclusive com o momento em que Wesley pega a medalha. Se você quer chorar, copie o link abaixo e assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=CWArnQsZy2U&feature=youtu.be

Após o sucesso da primeira corrida, um dos apoiadores do projeto doou uma segunda cadeira, que está a caminho. E uma terceira já está nos planos. Isso porque, as crianças do Rainha da Paz estão fazendo fila pra ir pras corridas! Ao ver o vídeo e a medalha do Wesley, todas querem ir também!

Eu sei que um monte de amigos meus, corredores, vivem em busca de novos desafios. E no começo, todo mundo queria me ver de volta às corridas e um montão se ofereceu pra me empurrar (inclusive na São Silvestre 2012, logo após o acidente!). Agora que eu já tive ajuda que precisava pra estar com vocês, porque não ser um Perna de Aluguel? Como o sistema é de revezamento, dá pra empurrar um pouco e correr um pouco solto pra se recuperar! E você também pode doar para a aquisição de novos triciclos! É só entrar no site  http://pernasdealuguel.com.br/ Tudo por uma vida saudável sobre rodas!