Dani Nobile

Ser saudável x adversidades da vida

As redes sociais estão repletas de felicidade. Parece que as pessoas só são felizes o tempo todo. Diante do meu atual estado de espírito (coração apertadinho) comecei a pensar que, apesar de as pessoas não propagarem aos sete ventos (já que nem só os amigos estão de olho), todo mundo passa por reveses na vida. Pode ser coração partido, perda de emprego,  um animalzinho de estimação perdido, um ente querido que se foi… Todo mundo fica triste que só, em algum momento. E se manter saudável nessas horas, é muito difícil.

Eu que o diga! Em uma semana,  me alimentando mal e malhando quase nada, cadê meus músculos? Não tenho nem um pouco de orgulho disso… Mas não adianta esconder as coisas de vocês!

Como sei que todo mundo vai passar por algum momento assim algum dia, pensei no que não podemos deixar de ingerir, mesmo que a vontade seja de não comer nada! Conversei com o nutricionista André Facchin também. Aí vai a lista:

Água.  É óbvio que não podemos ficar sem. Eu sei! Mas verdade seja dita, nessas horas não dá vontade nem de beber água (e tem gente que não bebe nem quando está feliz da vida). Porém, o organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos (ninguém ta ligando pra beleza agora, mas daqui uns dias você vai ligar), dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água.  Além disso, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.  Já não chega o tanto de “pendenga” que temos, por causa de lesão medular. Não vá querer aumentar isso!Tome um porre de água todo dia!

Frutas. São alimentos de grande valor nutricional e devem estar presentes diariamente na nossa dieta. Elas são fontes de água, vitaminas, fibras e compostos bioativos. O consumo diário de frutas contribui para o bom funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunológico, protege o corpo contra certos tipos de cânceres, doenças cardiovasculares e ajuda na redução dos níveis de colesterol e açúcar do sangue. E segundo  André, elas ajudam a diminuir muito a ansiedade! Não vão te dar trabalho pra ficar cozinhando, preperando, porque quando o bicho ta pegando, a gente não quer fazer nada disso. A fruta é só lavar e comer. Rápido e eficaz.

Castanhas. Rápidas e práticas,  possuem vitaminas e minerais aos montes, além  da gordura boa que nosso organismo precisa. Também podem ajudar na questão da ansiedade, devido ao tantão de coisa boa que elas tem. Só não vale pegar o pacotinho de 1kg de castanha de caju, sentar no sofá e afogar as mágoas, pensando “a Dani disse que pode”. Pelo amor de Deus! Na foto está a quantidade recomendada.

.

 

Carne vermelha. Uma grande preocupação nessas horas, é prolongar o chororô por muitas semanas e ficar com anemia! Uma amiga minha emagreceu 10kg por causa do fim de um namoro. Mas esse emagrecimento não foi nada saudável! E nosso objetivo é manter a saúde, não mandar alguém parecido com um cabide pras passarelas da moda. Se já está a fim de cozinhar ou alguém cozinha pra você, prefira a carne vermelha nesse momento. Ela é rica em vitaminas, minerais e proteínas. Também pesquisei e, segundo um especialista em medicina ortomolecular e nutrologia, a carne vermelha é superior ao frango e ao peixe como alimento antidepressivo, devido à alta concentração de fenilalanina que apresenta. Como ajuda a manter a glicemia mais estável, o consumo de carne vermelha diminui alterações de humor e compulsão alimentar (que é outra situação pela qual podemos passar.) Ingira as porções adequadas, recomendadas pelo seu nutricionista. E evite comer a carne frita!

Espero ter ajudado, pessoal! Bjsss e até o próximo post 😉