Dani Nobile

Exercícios abdominais – parte 1

Eu prometi e vou cumprir! A partir de hoje teremos vídeos de atividades físicas aqui no blog!

Eu resolvi começar pelos exercícios abdominais por um único e simples motivo: cadeirantes precisam melhorar o controle de tronco (especialmente quem tem lesão alta, como eu). E não há jeito melhor do que fazendo abdominais! E pra quem segue o blog e não é cadeirante, pode aproveitar pra começar a treinar ou variar seus exercícios.

Eu comecei, lá no Sarah, no ano passado, por incentivo do prof Fred. Eu ria, porque não conseguia elevar o tronco nadinha do chão. Nada mesmo! Vocês notarão no vídeo que eu melhorei bastante, mas ainda não consigo elevar muito. Porém, eu não desisto! Continuo fazendo pra melhorar mais!

Pesquisei bastante pra escrever um trechinho sobre a importância dos abdominais no corpo de qualquer pessoa, seja ela cadeirante ou andante. E a explicação mais fácil de entender que eu encontrei foi do Márcio Atalla, famoso por participar do Medida Certa.

Segundo ele, um abdômen bem trabalhado melhora o equilíbrio postural, dá uma maior sustentação das vísceras (ou seja, melhora nosso pânceps de tetra), aperfeiçoa a respiração, previne contra traumatismo e também evita a diástase (fenômeno que separa as extremidades do músculo abdominal). Além disso, somada à uma boa alimentação e à prática de exercícios aeróbicos, melhora a capacidade de digerir alimentos. Quem garante é a Sociedade de Gastroenterologia da Austrália.

Então, vamos começar! Nesse vídeo eu fui orientada pelo educador físico Jorge Norberto, da Companhia Athletica aqui de Ribeirão. No vídeo eu faço abdominais segurando uma anilha de 5kg. Mas a postura pra quem vai começar o treino sem peso é a mesma. Se você for fazer sem peso, pode colocar as mãos atrás da cabeça. Eu também apoiei um joelho no outro e minhas pernas ficam dobradas. Se não dá pra dobrar as suas, não tem problema! Deixe-as esticadas! Eu faço 3 séries de 15 repetições cada.

https://www.youtube.com/watch?v=41fqn68fKXA

Eu fiquei 3 semanas sem treinar direito e perdi todo o trabalho abdominal que eu tinha conseguido! Agora, voltei a treinar e lanço um desafio! Estou recomeçando! Que tal você começar também?  Assim podemos ter resultados juntos! 😉