Dani Nobile

Na praça ou no parque – parte 1

Sabe aquela música “Carnaval…não mata, não engorda e não faz mal”? Então, quem escreveu isso tava doidão! Carnaval engorda sim! Se você comeu tudo errado e, pior ainda, ficou sentadão no sofá vendo tudo pela TV…..vixi! Engordou! Certeza!

Então, já que o ano “começou”, se você ainda não começou a se exercitar, aqui vai mais uma dica, dessa vez, pra te tirar do sofá e de casa, de uma vez por todas.

A primeira parte da ideia é: tocar a cadeira na rua! Isso mesmo! Eu estou tentando e, pra falar a verdade, to morrendo de dor no braço! Como boa tetra, minha força ainda é pequena e qualquer subidinha me mata. Mas eu to tentando. Conversando com meu ex-treinador de corrida, o preparador físico Rodrigo Inoye, fui despertada para os benefícios de fazer isso. Aumento de massa muscular, aumento de força, perda de gordura, aumento da capacidade cardiorespiratória. Além de ser um exercício super funcional, pois trabalha os músculos que usamos para nos movimentar no dia-a-dia. Você não gasta nenhum centavo pra se exercitar e ganha muita saúde!

Mas se você ta vendo as subidas como se fosse o Chupa-Cabra, pode começar tocando a cadeira num parque ou na pracinha perto da sua casa. Com certeza encontrará um terreno mais plano. Sobre essa atividade física e seus benefícios, conversei com dois amigos que já estão mais do que craques na “modalidade”.

A Fabíola Pedroso é uma das amigas que está no projeto Por Uma Vida Saudável Sobre Rodas. Ela mora em São Paulo e há 2 meses começou a tocar a cadeira num parque perto da casa dela. “Escolhi essa atividade pela praticidade de ir e por não precisar pagar nada.No começo dava uma volta e cansava. Fazia bolha na mão. Hoje dou duas voltas. Senti muitas melhoras físicas. Melhora muito o intestino. Estou com os braços muito mais fortes! Além de queimar umas gordurinhas, claro! E emagrecer fez com que as transferências ficassem mais fáceis.”   A Fabi, com dieta e atividade física, já emagreceu 7kg! Tá um arraso!

Também conversei com o Yugo Rodrigues, que mora em Brasília. Ele já toca a cadeira no parque há um tempão.  “Inicialmente o treino de tocar a cadeira no parque surgiu para melhorar o meu condicionamento físico somado ao lazer e prazer.  Comecei por convite de um amigo que queria dar um passeio e precisava de companhia. Fui algumas vezes só pra acompanha-lo e com o tempo fui aumentando o ritmo. Fazendo 6km, 8km, 10km, 12km…Os benefícios são muitos: o condicionamento físico facilita as transferências da cadeira pro carro, da cadeira para assentos mais baixos ou mais altos, cadeira de banho, trocar de roupa e outras funções que fazem parte da nossa rotina. O  simples fato de tocar a cadeira em distâncias mais longas ajuda na parte respiratória, pressão arterial, articulações” Estão vendo? Tudinho que o preparador físico Rodrigo me falou! O Yugo está mais adiantado que eu…rs

E o Yugo ainda acrescentou algo muito importante! “Como qualquer atividade física, tem que começar aos poucos, pra não haver nenhuma lesão muscular. Cada um com seu limite.”  Não vão querer sair pelo parque ou pela pracinha achando que são o Ayrton Senna da cadeira de rodas. Comecem devagar! Eu comecei com 2 quarteirões de subida. No plano é mais fácil, mas não vão querer tirar o atraso de um ano em um dia.

Ah, e lembram da luvinha de academia que eu mencionei no outro post? Eu uso, o Yugo também usa! Custa baratinho e salva nossas mãos, tão preciosas para o nosso dia-a-dia!

Se você não quer ir sozinho, chame um amigo, ou alguém da família com quem você curta conversar. Ou convide aquela pessoa que também está sedentária e precisa perder a pochete. Você se ajuda e,de quebra, ajuda outra pessoa também!

Pessoal, espero que coloquem essa ideia em prática e que comecem a curtir os benefícios da atividade aeróbica. Endorfina correndo solta no corpo, também ajuda a afastar as tristezas. Quanto mais exercícios você fizer, mais saudável e feliz ficará! Isso é tudo que a gente quer!

Semana que vem postarei outra dica do que fazer na praça ou no parque. bjss