Gente, vou chover no molhado, mas vou falar sobre a importância do filtro solar.
Sempre ouvi minha avó falando sobre isso. Ela cresceu na fazenda, trabalhando na colheita de algodão e outros produtos. Na época não existia filtro solar e os braços da minha vózinha ficaram pintadinhos. Desde que eu me lembro, minha avó usa protetor solar pra não piorar as manchas. E ela nos ensinou a fazer o mesmo.
Infelizmente, tem gente que não dá a devida importância ao seu uso. Incluo aí muitos atletas que treinam na rua, no sol escaldante e deixam seu corpo tostar ao sol sem proteção nenhuma. A cor da pele fica linda, mas com o passar dos anos, o arrependimento vai bater, com certeza!
Pedro Bial já fala da importância do filtro solar em um dos textos mais famosos da internet. E essa semana li uma tal de “lista de coisas que você vai se arrepender quando ficar velho”. E a primeira coisa da lista de arrependimentos é “Não ter usado filtro solar”.
Mas o mais legal de tudo, e que pode chocar você, amigo ou amiga que não usa, foi o vídeo que assisti, cujo link está abaixo!
Utilizando uma câmera com luz ultravioleta, Thomas Leveritt escolheu aleatoriamente pessoas na rua, para mostrar como a pele contém imperfeições que nem sempre são vistas a olho nu. Essas são quase sempre causadas pela exposição sem proteção ao sol. Para provar isso, ele mostra como os óculos e o próprio protetor solar tornam o rosto preto quando captado pela câmera especial. Eu não vou ficar resenhando infinitamente sobre o vídeo. O massa mesmo é vocês assistirem. Eu falando, não tem o mesmo impacto!
Sobre marcas de filtros, eu não sou especialista pra indicar. O ideal é procurar um dermatologista que indique o melhor pra sua pele. Vou falar das marcas que eu conheço, mas não to ganhando nada pra isso.
Desde que comecei a usar filtro solar, gostei mais do da Adcos. Ele tem um tom de base que fica muito bom na pele e não me ensebou a cara, nem me encheu de cravos. Você vai falar “tia Dani, custa caro esse trem”. Mas o meu dura muuuitos meses. Mesmo eu passando várias vezes ao dia. Agora eu comprei o da PinkCheeks, marca queridinha das corredoras de rua. To esperando chegar pra testar. E custa mais barato que o da Adcos. E o massa do da Pink Cheeks é que cada “tom” do protetor é uma distância em km, das provas que corremos! As duas marcas também tem a versão sem tonalizante.
Sei que há outras marcas boas, mas eu não posso dar opinião sobre algo que nunca usei. E quem tem que indicar o melhor pra vocês não sou eu. Vai que eu indico uma cor do protetor com tonalizante e você fica toda colorida…Vai me odiar depois, mesmo estando protegida!rsrs 😉