Humm..que delícia aquele cheirinho de bolo de laranja caseiro com café, né?!
Como assim? Você nem se lembra a última vez que comeu um bolo de laranja sem culpa? Bóra tirar esse atraso é agora!
Me inspirei na receita de Bolo de Limão da Lilian Sá, para adaptar para o bolo de laranja. Mas me empolguei e criei uma calda que transformou essa delícia numa espécie de bolo mousse, de tão molhadinho.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá de xilitol
- 4 ovos
- 150g de creamcheese
- 1 laranja – raspas e suco (eu usei uma bem grande, do tipo “laranja umbigo”. Se escolher uma laranja menor, use 2)
- 1 xícara e 1/2 de farinha de amêndoas
- 1 colher de sobremesa de fermento
Calda
- 1 laranja – raspas e suco
- licor de laranja Cointreau
- xilitol
- água
Modo de Preparo
Tire as raspas da laranja todinha e reserve.
Bata na batedeira a manteiga com o xilitol até ficar clarinha (isso se chama “branquear”). Adicione os ovos um a um. Acrescente o creamcheese e o suco da laranja e bata bem. Junte a farinha de amêndoas e bata novamente. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e as raspas da laranja.
Para nossa rotina, prefiro usar forminhas individuais. Caso você não tenha, ou seja melhor pra você fazer um bolo inteiro, unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês. Leve ao forno médio, pré aquecido, até dourar levemente a superfície (o tempo de forno vai depender se você usar as forminhas individuais ou fizer o bolo inteiro. Fique de olho e faça o teste do palito).
Enquanto o bolo assava, levei ao fogo baixo os ingredientes da calda. Usei de licor aproximadamente a mesma quantidade que a laranja tinha de suco. O Xilitol use à gosto. Caso queira uma calda mais azedinha, coloque menos. Caso goste da calda mais docinha, coloque um pouquinho mais. Eu coloquei 1 colher apenas.Pinguei um pouquinho de água para que os ingredientes tivessem tempo de apurar antes que a calda secasse. Fica uma calda ralinha (não é aquela cobertura grossa igual à do bolo de chocolate).
Tire o bolo do forno e, com ele ainda quente, espalhe a calda por cima com cuidado. Atenção para espalhar junto as raspinhas de laranja da cobertura. Elas dão um toque especial!
O sabor do bolo muda completamente quando está quente e quando esfria. Tente dos 2 jeitos e me conta qual você gostou mais! 🙂