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dez

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Quando o corpo fala

Algumas pessoas que eu conheço são um pouco teimosas. Eu sou uma delas! Depois do acidente, minha teimosia foi especialmente importante para não aceitar o “diagnóstico médico definitivo” e simplesmente lutar, com todas as forças, pra mudar o que hoje é meu presente, e talvez o meu futuro.

Há 2 meses to sendo de uma teimosia tamanha contra um dos fatores principais para atletas e para qualquer pessoa no mundo: o descanso (pensou que era dieta, né?! Tudo bem… te perdoo!).

Pois é, meu bem. A gente começa só negligenciando uma horinha de sono hoje e mais uma amanhã. E quando vê, o trem virou uma bola de neve e a gente ta descendo ladeira abaixo. Eu me transformei numa avalanche.  Foi uma hora aqui, outra ali, treinando loucamente porque tinha competição. Quem me acompanha no Snapchat viu que tive mudanças pessoais e de treino também. E continuava dormindo pouco e sempre me sentindo cansada.

Depois de pouco mais de um mês, eu tentei gostar de uma coisa que não me desce: café. Dr. Barakat, Lara, e mais um monte de gente tomando o tal do bulletproof, o famoso Café com Óleo de Coco. A Mide disse que também não é fã, mas toma antes de treinar  porque parece que ta com um foguete enfiado no botão (entendedores entenderão). Protelei, protelei e decidi tentar descer café pela goela abaixo. Lembra quando a gente era criança e tinha que tomar remédio ruim, e a gente tampava o nariz e engolia o negócio? Foi tipo isso. Mas eu sentia ânimo por 15min apenas e, tomando o café antes das 7h da manhã (às vezes antes das 6h, pq eu inventei de nadar 6:45), depois do meio dia eu mal conseguia ficar de olho aberto e parar sentada na cadeira de rodas.

olheirasMaaas, teimosa que sou, eu continuava tentando acordar cada vez mais cedo, sem conseguir dormir cada vez mais cedo e com horas e horas de sono atrasado acumuladas. Tomava Advil como se não houvesse amanhã, porque minha cabeça ficava explodindo 24 horas por dia. Porém, toda teimosia tem um fim. Sabe aquela criança birrenta que grita e chora no shopping, aí o pai dá uma chinelada e acabou a teimosia? (nossa, no meu tempo isso era comum, mas hoje parece que é proibido usar a chinela e a criança é livre para fazer o que quiser, né?! que coisa!). Ontem meu corpo pegou o chinelo e sentou o reio.

O boy chegou em casa e me pegou estacionada (pq quem usa cadeira de rodas não para, estaciona!) na porta, aos prantos, dizendo: “não consigo mais! Preciso de férias”. Desculpe, amor! Te coloco em cada cilada. Ele não sabia o que fazer além de me abraçar e me ouvir reclamando que tô cansada enquanto a cascata de lágrimas rolava.

Tô cansada pacas! Uma seguidora esses dias me mandou inbox no Snap e disse “Te conheço. Você ta estressada.” Até sumi do Snap porque ninguém me merece assim. Nem eu!

Resolvi que era hora de parar uns dias. Claaaro que eu não vou ficar em casa dormindo o dia inteiro. (Sério que não? Que pena rsrs…) Lóóógico que não! Senão eu posso perder minhas melhoras de fisioterapia e engordar mais do que já engordei. Mas, decidi que tirar o pé por uns dias pode ser muito mais benéfico do que me amarrar e ficar tentando treinar à força. Na verdade, todo mundo sabe que dormir bem aumenta a produtividade.

Vou te falar a verdade, a gente também sabe que dormir pouco faz mal, mas quando você lê, parece que toma consciência do estrago que tá fazendo consigo mesmo. Quer ver o que eu encontrei no nosso amigo Google sobre os efeitos de dormir pouco e/ou mal?

carboidratos

“Sente mais fome e tende a comer mais. Estudos vincularam a privação de sono no curto prazo à tendência de comer porções maiores, uma preferência por alimentos de alto teor calórico e mais carboidratos ”  – Taí um dos motivos de eu ter engordado tanto e ter ficado mais difícil dizer não pras gordices que o boy come? Talvez. (Não to usando de desculpa. Nem sabia disso até ler. Parem de me julgar rsrs)

 

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“Não estará com sua melhor aparência, nem com o melhor humor.” – Minhas olheiras vão bem, obrigada! Estão quase chegando no queixo e não há reboco suficiente que eu passe na cara pra melhorar isso! Humor? Seguidora, você tinha razão. To parecendo o Zangado da Branca de Neve.

 

 

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Terá mais chances de contrair um resfriado. O repouso satisfatório é uma das bases de um sistema imunológico saudável.” – Atchiiiimm… Pois é! Um dia que dá um ventinho mais forte eu já to espirrando.

 

 

dor-de-cabeca Terá dores de cabeça frequentes”  –  E remédio nenhum resolve

“Ficará menos focado e terá problemas de memória. Estar exausto prejudica sua concentração e pode deixá-lo mais esquecido (não surpreende que você se confunda e não saiba onde deixou o celular, após uma noite maldormida).” – Tem dias que eu acordo e não sei nem o meu nome. Ligo o automático e vou. Mas, como há contei lá em cima, tem horas meu cérebro desliga e só pensa em dormir.

 

“Seu risco de sofrer um AVC é multiplicado por quatro.” – Ser cadeirante já ta bom. Obrigada. De nada.

ob1“O risco de obesidade cresce muito.” – Cê jura? Nem percebi!

“O risco de alguns tipos de câncer pode subir.”

“Sobe o risco de diabetes.”

“Aumenta o risco de doença cardíaca. A privação crônica de sono foi vinculada a hipertensão, aterosclerose (entupimento das artérias por colesterol), falência cardíaca e ataque cardíaco, informa a “Harvard Health Publications”. “

 

E por aí vai. Tem coisa pior. E há muitas e muitas reportagens sobre o assunto, em todo tipo de site, revista e jornal. Isso porque muita gente, ta igual a mim. E por vários motivos. Não é só por treino, por insônia, por preocupações. Iluminação artificial, internet 24h, Netflix, jogos online, pressa, prazos,   e cada vez mais coisas pra fazer estão levando as pessoas a dormir cada vez menos (ou até trocar o dia pela noite).

Não é fácil encarar nossas falhas de frente. Eu tive que levar uma chapoletada do corpo, porque ele falava e eu não ouvia. Então, decidi escrever esse post porque pode ter mais gente teimosa como eu. E eu não quero que o corpo de alguém pare de uma vez, porque foi tarde demais.

Então, se você está como eu, sempre cansado, com sono, com dor de cabeça, o efeito do café é igual da água, se você tá chatinho (eu to! admito), REPENSE! Repense suas horas de sono e descanso. Reorganize seu dia e sua noite. Vá pra cama mais cedo. O sono e o descanso são fundamentais! Falando nisso… já são mais de 20h.. daqui poucas horinhas eu vou dormir. E você?

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