Bom, sempre venho aqui e falo de novidades, das minhas paixões recém-descobertas e das minhas peripécias.
Hoje não podia ser diferente. Vim falar do meu recém-novo-amor: a máquina de remo.
Testei essa máquina no Instituto Saúde em Evidência, em São José dos Campos, quando fui aprender sobre o Core 360º para cadeirantes. Lá, há duas dessas, utilizadas diariamente no treinamento de alunos e professores.
Máquinas de remo fornecem um treino cardiovascular. Ao mesmo tempo, exercício em uma máquina de remo trabalha todos os principais grupos musculares, incluindo os braços e pernas, costas e músculos abdominais. Remo é relativamente simples de aprender e requer pouco ou nenhum treinamento.
Treinar em uma máquina de remo é uma atividade de baixo impacto e exercita as articulações e os músculos em um fluxo suave e constante para que não haja impactos bruscos nos tornozelos ou joelhos. A máquina de remo é útil para terapia de reabilitação após uma lesão, porque usa capacidade de movimento de todo o corpo, mas não usa sustentação de peso e é preferível à esteira ou equipamento de suporte de peso.
Quando eu vi esse negócio, achei que seria uma sem gracesa imensa. Mas quando dei a primeira remada, e ouvi o barulhinho da água, foi um amor, imenso amor! Eu queria fazer todos os dias.
Alguns dias eu remei sozinha. E num dia de treino de crossfit, dividi as máquinas com os meninos. Precisávamos dar a maior velocidade, intercalando com barra, flexões e agachamentos. Quatro vezes!
Pra quem for ver os vídeos, não esqueçam que minha perna direita ajuda! A esquerda caía pro lado. Tentamos amarrar, mas o laço saía e me atrapalhava mais ainda..então, deixamos como estava. Em alguns momentos eu não conseguia coordenar o movimento dos braços e das pernas (porque eu tenho excesso de coordenação motora, gente!) Então, eu preferia deixá-las esticadas e só usar os braços mesmo.
O assento não tem encosto. Então, pra cadeirante usar, precisa ter um pouco de controle de tronco. E eu não podia fazer o movimento completo das costas, ou caía estatelada pra trás e não voltava nunca mais! Ou seja, era o tempo todo lembrando e trabalhando o corpo inteiro!
Infelizmente, nem todas as academias contam com uma. E eu vou ficar sonhando com essa delícia até julho, quando eu voltar pra São José dos Campos. Se você passa por uma dessas na academia onde treina, pare de olhar pra ela de rabo de olho e boca torta. Sente-se e teste! É demais!
(Gente, copiem o link e colem no navegador, que dá pra ver!! As imagens estão meio ruins porque meu celular é ipobre! mas dá pra ver!! bjsss)